STYLE No. 26

/// JUMP! JUMP! JUMP!

E que tal pedir aos famosos mais sérios e compostos deste nosso mundo para darem um salto à nossa frente? Compostos ao nível de Robert Oppenheimer, Marylin Monroe, ou o Presidente Nixon.

E se, por um acaso quase cósmico, eles não só acedessem ao nosso pedido como, ainda para mais, concordassem em registar esse momento para a posteridade, para que um ocasional blogger pudesse, eventualmente, falar disso passados uns anos?

Surreal o suficiente? Pois bem, foi precisamente isso que o fotógrafo Philippe Halsman fez. JUMP foi um projecto ambicioso, registado sob a forma de um livro, onde figuram algumas das maiores celebridades da época a fazer uma coisa tão simples quanto alegre: dar um salto.

E que tal repetir esse pedido às celebridades actuais? Ou até pedir aos nossos amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos e, porque não, leitores deste blogue, para se registarem e, num acto de loucura, reunir uma base de dados mundial de todos nós, felicíssimos, a fazermos algo tão simples como dar um salto?

Fica aqui lançado o repto...

P.S. - Philippe Halsman nasceu em Riga, antiga URSS, em 1906. Depois de terminar o curso de Engenharia, vive em Paris na década de 30, onde se dedica à fotografia de moda. Em 1940 emigra para o EUA, onde conhece Salvador Dalí. Desta amizade nasceram alguns dos projectos mais inovadores de fotografia de sempre. JUMP foi um deles. Quem me quiser oferecer o livro, actualmente apenas disponível em segunda mão, sinta-se, desde já, completamente à vontade!

Sem comentários: