OUTWEAR No.3

/// O SHEARLING POR TODO O LADO /// tendência FW 2010/2011

Não sei se têm andado a reparar nas montras, ultimamente sobretudo nas femininas. Para os mais distraídos, a verdade é que as peles andam, aos poucos, a contaminar esta estação, naquilo que será a antevisão de um Inverno gelado (ou não).

Alto lá. Antes que a PETA, a Liga Portuguesa dos Animais, ou a Greenpeace caiam já em cima de mim e processem o ///NAF project, tenham calma. Tratam-se, na vastíssima maioria, de peles falsas. Contudo, e se me perguntarem a minha opinião, terei de ser honesto: não há nada que imite uma pele verdadeira, nem mesmo a melhor das falsas. Mas há formas e formas de produzir pele verdadeira. Quando pensamos num casaco de cabedal, feito de pele de uma vaca que foi morta para fazer bifes, pensamos "então mas esta pele iria ser deitada fora?". Não ponho este tipo de peles, que podem ser da mais nobre qualidade, no mesmo prato da balança que as peles obtidas à custa de processos de carnificina.

Mas não é disto que quero falar. Polémicas à parte, esta estação o Shearling está na moda. Alto lá mais uma vez. Embora a tradução à letra do termo shearling signifique carneiro de um ano, este tipo de pele não é feita a partir de carneirinhos bebés. Uma ovelha com um ano já é adulta e está pronta para o abate.

Shealing é uma pele de ovelha que passou por um processo de ruptura controlada, de forma a obter uma profundidade uniforme de lã. Não é lã de tosquia, mas sim uma pele.

Processos e ténicas à parte, lembram-se do casaco de pele de ovelha, com um aspecto mesmo confortável, que o Bono usava há uns anos? Ora aí está um shearling, que é de resto uma das suas imagens de marca, a par com os óculos de cores que ninguém sabe onde ele os desencanta.

A verdade é que este ano o shearling chegou em força, e não há cadeia de lojas que se orgulhe das suas montras, que não espete um casaco shealing. Compridos, curtos e mais ou menos, claros ou mais escuros, para homem e mulher.


3 comentários:

menina raposa disse...

gosto... muito!

oldkeyskeys disse...

ja tenho o meu haha

João Pedro Cavaco disse...

Gosto muitooo!
Em Bruxelas ainda não reparei...mas vou ver se as montras de ca tambem estão igualmente contaminadas!