TIP OF THE WEEK No.6

/// O LUXO COMO ATITUDE. OU A ATITUDE DO LUXO /// by FELIPA BERGAÑA

Conheci a Felipa por intermédio de amigos, sem nunca ter tido tempo de falar realmente com ela. Apenas aqueles momentos fugazes da noite, em que educadamente falámos um com o outro sobre as efemeridades do momento.

Mas devo dizer aqui que já acompanho o trabalho da Felipa há algum tempo. Sabia que ela tinha ido estudar para Madrid e que tinha sido considerada um dos talentos mais promissores do instituto. Sabia também que tinha voltado para Portugal e tinha ido trabalhar com a Fátima Lopes. Coisas que se vão sabendo sobre as pessoas que nos interessam.

Quando pedi à Felipa para dar um conselho ao /// NAF project, acedeu de imediato. Com aquela simpatia que tão bem a caracteriza e, embora tenha sido tudo tratado via e-mail, com aquele sorriso que lhe conheço e com que, definitivamente, abraça todos os seus projectos.

Apesar de estar cheia de projectos entre-mãos, a Felipa teve inclusivamente a amabilidade de me escrever um texto, razão pela qual decidi publicá-lo aqui na íntegra. O seu conselho é sobre o Luxo, tema pelo qual me interesso desde há muito e, nas palavras da própria, foi "saído do coração":


"O luxo não como um produto mas sim como uma atitude


Sempre tive como máxima “as coisas boas da vida não são caras, são únicas” e assim encaro as situações com as quais me encontro.

Como designer de Moda, agrada-me a Alta Costura, a exclusividade das pequenas produções, permitindo que a combinação de actualidade e valor façam com que cada peça conte uma história, um estado de espírito, provoque impacto e faça sonhar.

Neste caso em específico o luxo não é, necessariamente, ter poder de compra mas sim ser sensível aos detalhes e, com minúcia, apreciar o que pode ser uma peça única.

O mesmo acontece com cada pessoa. Cada um tem de ter consciência da sua própria identidade e então viver com autenticidade e pôr de parte os protótipos a que muitas vezes se fica limitado, não permitindo a naturalidade e a transparência do verdadeiro “eu”.

Vejo o luxo não como um produto mas sim como uma atitude: “O luxo não é o contrário da pobreza mas sim da vulgaridade” Gabrielle Chanel

Luxo…Luxo é…Luxo é jantar hoje num sítio caro e amanhã numa tasca, o importante é com quem escolhemos fazê-lo. Luxo é apanhar sol sentado no chão de uma praça depois de um dia de trabalho. Luxo é poder rir alto quando há vontade, é ver o sorriso de alguém que ajudamos…Luxo são os momentos excepcionais e raros que nos afectam de forma pessoal atingindo um sentimento de concretização, privilégio, e satisfação."


Notas sobre a Felipa Bergaña: Licenciou-se em Design de Moda no Instituto Europeo di Design, em Madrid. Colaborou com o Instituto de Formación Empresarial de Madrid para um projecto com Jesus del Pozo e com a estilista Fátima Lopes no Paris Fashion Week e no Portugal Fashion. Trabalha neste momento no &SOWHAT, um projecto onde a partir das suas próprias criações, cliente pode personalizar as suas peças. O projecto tem como objectivo uma atenção especial às necessidades de cada pessoa e a interação do público no processo criativo.


P.S. - A Felipa irá participar num concurso de jovens criadores, no dia 24 de Julho, às 22h30 no espaço Lx Casting Club, no Lx Factory. Um evento que promete e o qual não tenciono perder! Mais pormenores aqui.





2 comentários:

RFSP BLOG disse...

Uau!
Luxo é poder ler e ter artigos como este em Português e com gente portuguesa!

Isto é a prova que Portugal não fica assim tão atrás dos outros países e que com gente como a Felipa vamos longe!

Obrigado Felipa!
(e NAF, por tão bons posts que nos tens dado!)


http://rfspblog.blogspot.com/

RFSP BLOG disse...

Uau!
Luxo é poder ler e ter artigos portugueses como este, com pessoas portuguesas!

Isto é a prova que Portugal não está assim tão atrás dos outros países. E é com gente como a Felipa que andamos para a frente!

Obrigado Felipa!
(e NAF por tão bons posts que nos tens dado!)

http://rfspblog.blogspot.com/