TIP OF THE WEEK No.3

/// FOCO NA BASE /// by MARIA GUEDES

Quando perguntei à Maria se estaria disposta a dar um conselho ao ///NAF project, fiquei surpreendido com a simpatia e o à vontade com que esta 'stylista' aceitou o desafio. Escusado será dizer que para mim foi, e é, uma honra.

Disse-me que tinha de pensar num bom conselho, mas não demorou. Em pouco tempo enviou-me um mail, no qual vinham estas palavras: FOCO NA BASE! Mas continuava, não querendo deixar nenhuma hipótese de má interpretação: "pela base entende-se o nosso corpo; tratar dele como muito carinho, comer bem, beber muita água, fazer algum exercício físico, hidratar muito (corpo e cara), tratar do cabelo e tentar andar com unhas sempre arranjadas (já para não falar em depilações e coisas óbvias do género...)."

Maria considera que só este foco na base já é quase um full time job, mas como compensação ,depois destes cuidados, o que acontece é que bastam uns jeans e um top branco para ficar impecável!

Já o inverso, isto é, investir muito em roupa e nem tanto na base, raramente funciona... Como disse uma vez Oscar de La Renta, "when a woman dresses sexy, and she is not sexy, well..."

Quando li este conselho, lembrei-me quase imediatamente de uma série de fotografias de Kate Moss, a preto e branco, nas quais a modelo posa com diferentes expressões e quase sem maquilhagem. Com estas fotos, Kate Moss mostrou que o trabalho de modelo não é estar maquilhada, penteada e vestida, mas é algo que está por baixo disso tudo e que põe isso mesmo a funcionar.

Claro que nem todos temos bases tão boas como Kate Moss, Giselle Bündchen, ou mesmo Maria Guedes, mas o que é facto é que, quanto mais cuidarmos dessa base, melhores resultados teremos.

Notas sobre a Maria Guedes: formou-se em Publicidade e Marketing (IADE), pós graduou-se em Comunicação e Imagem (IADE) e em Fashion Studies (PARSONS - THE NEW SCHOOL FOR DESIGN NEW YORK). Trocou a vida agitada de NYC, pela tranquilidade do Estoril, de onde gere uma vida não menos agitada, o seu já famoso blog STYLISTA, o seu livro 'Tanta roupa e nada para vestir', para além de inúmeras aparições nos meios de comunicação. A Maria faz ainda consultoria particular e empresarial.



Sem comentários: