INTERVIEW No.1

/// O MO.MENTO DE ISABEL HENRIQUES DA SILVA

NAF / O que é para ti a Moda?

IHS / A moda é um estilo de vida, uma forma expressão e de ver o mundo. É uma inspiração.

NAF / O que pensas quando desenhas? Como é esse teu mundo onde cabem as criações que nos apresentaste?

IHS / Quando desenho penso em tudo o que me rodeia. Tento retirar o essencial e o que mais gosto como forma de inspiração. Em relação à colecção que foi apresentada no desfile MO.MENTO, a inspiração foi Revolução Industrial e, para a concretizar, tive de fazer pesquisa sobre este tema, apesar de, pelo menos por enquanto, preferir não ter de me agarrar completamente a um tema e poder divagar à volta de algo que me agrade.

NAF / Para quem consideras que se destina o estilo da tua colecção?

IHS / Esta colecção foi direccionada para um público feminino, numa faixa etária entre os 20 e 35 anos, que goste e se divirta com a moda e, ao mesmo tempo, acompanha as tendências do momento.

NAF / Há 30 anos, Ana Salazar desbravou o caminho da afirmação da moda portuguesa no estrangeiro. Como caracterizas a moda em Portugal? Estamos hoje como estávamos há 30 anos?

IHS / A moda tem vindo a crescer bastante em Portugal, apesar de não estar ao mesmo nível de outros países. Ainda falta bastante para atingir esse patamar mas, tal como foi dito, neste últimos 30 anos houve um salto significativo na indústria da Moda em Portugal. Nesta altura já temos óptimos designers de moda que estão muito bem referenciados internacionalmente. Acredito que vamos continuar a crescer nesta área, talvez ainda um pouco embrionária relativamente a alguns países.

NAF / Um estilista internacional? E um nacional?

IHS / Alexander McQueen e Manuel Alves

NAF / Onde te vês daqui a 10 anos?

IHS / Daqui a 10 anos espero estar a trabalhar numa marca criada por mim, onde possa conciliar várias vertentes do design, nomeadamente o design gráfico e o design de moda.


Sem comentários: