SHIRTS & SWEATERS No.2

/// QUANDO OS TENISTAS SE VESTIAM BEM


Sempre me identifiquei bastante com o look dos tenistas dos anos 70, com os seus pólos slim e os cabelos desgrenhados presos por uma fita. Não estou a dizer que hoje em dia os tenistas perderam o bom gosto em campo. Bem pelo contrário, se há desporto onde os standards de indumentária são elevadas, é no ténis (a par talvez com o golf). Mas há qualquer coisa de rebeldia, com um toque vintage que, devo admitir, me cativa mesmo muito.

Ok, vamos esquecer a fita na cabeça por uns momentos e concentremo-nos apenas nos pólos. Um dos ícones deste look foi talvez o tenista sueco Bjorn Borg, campeão reconhecido, que teve tanto de inovador na prática do desporto, como no visual com que se apresenta numa partida.

O look foi recuperado de forma muito feliz pelo realizador Wes Anderson e pela directora de guarda-roupa, Karen Patch, no filme de 2001 "The Royal Tenenbaums". Richie Tenenbaum, um dos três filhos excêntricos de Royal, era um tenista sobredotado e em profunda depressão. Richie apresenta-se no filme sempre com este look, transformando-o numa enorme tendência no inicio da década.

Andava eu à procura de pólos que condensassem este espírito, quando me deparo com a nova colecção da marca inglesa Topman. Bem sei que, infelizmente, não existe em Portugal, mas também não será assim tão difícil fazer uma visita a Madrid, Londres, Paris, ou Amsterdão, onde existem bastante Basta aproveitar um qualquer amigo que esteja em Erasmus, ou simplesmente a viver numa destas cidades. E todos bem sabemos que existe sempre um amigo nestas condições!

Mas enquanto ninguém vai a lado nenhum, deixo-vos pelos menos com um vislumbre do que a Topman apresenta nesta estação.

P.S. - Por acaso sabem quem inventou a fita na cabeça? Ao que parece, no final dos anos 40, o o tenista inglês Fred Perry foi abordado pelo futebolista austríaco Tibby Wegner, que tinha inventado uma banda anti-transpirante para ser usada no pulso. Perry aplicou algumas alterações e inventou a fita anti-transpirante da cabeça.


Sem comentários: