ACCESSORIES No.13

/// O QUE TER EM CONTA NUMA MALA PARA HOMEM

Não costumo responder directamente a pedidos deste tipo no meu blog, mas este foi feito de forma tão simpática e inusitada, que resolvi aceder.

Pediu-me a pessoa em questão uma ajuda para a escolha de uma mala de homem, grande o suficiente, clássica o suficiente, bonita o suficiente, enfim...tudo o que seja suficiente, quando se trata de um presente para uma pessoa muito especial. (Bem sei que este conselho teria dado muito mais jeito antes do Natal, mas infelizmente não é fácil escrever sobre malas de homem).

A primeira coisa a ter em consideração é o destino da mala que estamos a oferecer: profissional ou lazer.

Caso se opte pela primeira escolha, devemos preocupar-nos com coisas essenciais tais como: a pessoa carregará consigo o portátil?, trabalha de fato e gravata?, viaja de avião com a mala? Tudo isso são questões importantes, senão vejamos: se carrega consigo o portátil, convém ter um tamanho adequado ao tamanho do próprio pc; se trabalha de fato, convém que a mala não destoe; e se viaja muito de avião, convém aguentar bastante, porque nos aeroportos as malas tendem a estragar-se mais do que nos outros locais todos juntos.

Se se escolher uma mala para uso profissional, defendo na maioria das situações, uma mala de linhas discretas, em cabedal preto ou castanho escuro, com duas pegas, mas sempre com a hipótese de ser usada a tiracolo (sobretudo quando está mais pesada).

Caso se opte por uma mala para lazer, o caso muda de figura, assim como as perguntas: a mala servirá para carregar material de desporto?, carregará pesos grandes?, será usada sem grandes cuidados? Nestes casos temos de ter muito cuidado não apenas com o tamanho e resistência da mala, mas também com o material que escolhemos. Digo isto porque os homens, ao contrário das mulheres, só usam coisas confortáveis e que dêem muito jeito. O sacrifício feito é próximo do zero.

Nestes casos, defendo uma mala a tiracolo (as pegas aqui não servem absolutamente para nada), rectangular (tende a ser o formato mais universal), e de um tecido neutro (caqui, verde, azul escuro ou eventualmente preto) e muito resistente ao peso, à chuva e aos maus-tratos.

Se leu este artigo até aqui, já teve uma pequena ajuda na escolha de uma próxima mala. No entanto, se for daquelas mulheres com fascínio por malas, não pare por aqui por favor!

Se continuou a ler, vou-lhe revelar um pequeno segredo que, apesar de evidente, parece escapar à vasta maioria do público feminino. Senhoras, para nós, homens, basta UMA mala, se for A mala! A grande diferença, é que nós não precisamos de trinta malas casual e mais 25 formais! Uma é mais do que suficiente, até porque, se for de facto A mala, acompanhar-nos-á por muitos e bons anos, até ficar gasta e velhinha. Ou então, até uma das senhoras (mãe, avó, mulher, etc.) achar que chegou a altura de a mandar para o lixo...

Fotgrafias de Jak & Jil, modificadas. Todos os direitos reservados.


4 comentários:

Constança disse...

Adorei este post! Parabéns pelo blog, está muito bom mesmo :)

x

Bruno Elias disse...

Olá

Posso dizer que não concordo com o facto de os homens precisarem apenas de uma mala! Eu tenho aproximadamente 15 sacos.

Em relação ao propósito da mala para o homem gostava ainda de acrescentar: pessoal. Nem todos os homens usam malas só para transportar o PC (profissional) ou para irem ao ginásio (lazer), cada vez mais se vê homens a usar malas tiracolo ou sacos, sejam estes usados para trazer a carteira, o telemóvel, a agenda, óculos de sol, cremes, documentos(pessoal)!

Os homens preocupam-se com a moda e vemos cada vez mais em desfiles internacionais as grandes marcas apostarem em acessórios, nomeadamente sacos, para homem. Por isso, se é para uso pessoal aconselho sempre algo mais arrojado, algo que nos dê aquele Boom!

Se procuram variedade, um estilo mais clássico ou trendy a Zara tem boas opções e preços acessíveis. Também a Mango produz sacos para homem em todas as estações. Caso se disponha a comprar " a mala " aconselho uma Prada ou uma Gucci clássica (sem padrão), a Vuitton tem também uma linha mais clássica sem o chato padrão LV que será uma boa aposta ou a Hermes. No meu caso pessoal " A mala " seria uma Hermès Birkin 40cm Haut à Courroies mas não ia deixar de comprar mais sacos, acho importante termos um leque de escolhas (diferentes materiais, diferentes formatos, diferentes cores), afinal de contas quantos de nós tem apenas um bom par de jeans?

TTC disse...

Bruno,

Não posso concordar mais consigo quando diz que, a nível pessoal, os homens gostam (e cada vez mais) de usar boas malas.

Se calhar não me expliquei suficientemente bem: uma mala para lazer não é simplesmente um saco para o ginásio, é também uma mala para usar como parte integrante dos acessórios que constituem o seu próprio estilo!

De qualquer forma, agradeço muito as opções que deixou aqui! Não deixe de dar mais ideias sempre que quiser!

Constança, obrigado pelo apoio!

Phil disse...

Gosto muito da que está na segunda foto...Bom post.

Um Fantástico 2011 a todos!