TIP OF THE WEEK No.4

/// UM ESTILO EM CADA PORTO /// by LUÍS MARQUES DE SOUSA

Vivemos na época do too much. Existe muito de tudo, e os estilos não escapam a essa realidade. Somos todos os dias bombardeados com centenas, senão mesmo milhares, de fotografias de famosos, menos famosos, conhecidos e amigos, imagens de tendências, imagens vintage, imagens trintage, imagens do que devemos e do que estamos terminantemente proibidos de usar, imagens de pessoas mais bonitas que nós, outras nem tanto, enfim....e os nossos olhos são obrigados a levar com tudo isto (nem que seja à chapada!)

Por esta mesma razão, achei o conselho do Luís (Luisinho para os amigos) tão pertinente. Quando lhe pedi para dar um conselho ao ///NAF project, o Luís apenas resolveu partilhar comigo uma das muitas ideias que lhe passam pela cabeça a toda a hora.

"Sabes o que é que eu faço quando resolvo actualizar o meu próprio estilo?", confidenciou-me. "Com tanta confusão de coisas que existem à nossa disposição, eu foco-me em cidades".

Confesso que a ideia me intrigou, e até certo ponto, nem a compreendi bem. Resolvi insistir e foi então que recebi a explicação toda: "Eu associo a cada cidade um estilo, tal como associo uma palavra. Quando sinto que me quero actualizar numa vertente mais alternativa, penso por exemplo em Berlim, se para um acontecimento necessito de ir mais chique, penso em Paris."

A conversa foi fluindo e falámos sobre várias coisas. Falámos sobre as cidades que visitámos, as que queremos visitar, aquelas onde gostaríamos de viver, e claro, aquelas em que pensamos quando pensamos num estilo.

Quando chegámos à nossa tão querida Lisboa, disse-me que tinha mais dificuldade em atribuir-lhe um estilo, embora para mim fosse mais do que óbvio: ELE PRÓPRIO!

Resumindo e concluindo (e procurando não baralhar), torna-se mais fácil no meio deste mundo confuso em vivemos, focarmo-nos em aplicações práticas de um estilo. E, embora considere que as grandes cidades não representem um único estilo mas sim milhões de estilos e outras tantas fusões, sou obrigado a concordar com o Luís, quando diz que em cada cidade existe uma essência, e dentro dela, um estilo.

Notas sobre o Luís Marques de Sousa: depois de inúmeras actividades, um pouco por todo o lado, trabalha actualmente na Fujitsu na área de informática. Mas a sua grande paixão está na cozinha, a qual também assina sempre com o seu estilo.

Imagens via Flickr e The Sartorialist


Sem comentários: